sexta-feira, janeiro 04, 2008

6.Identifique, pela ordem correcta, as diferentes fases de um ciclo de vida de uma base de dados. (Base de Dados)

3 comentários:

иιиαн ∂σѕ σℓнσѕ νєя∂єѕ disse...

Perceber que actividades fazem parte do processo de engenharia de software é o primeiro passo para o concretizar, mas é também importante perceber como as actividades do processo se relacionam umas com as outras para que se torne visível todo o processo de desenvolvimento. O termo "modelo do ciclo de vida" é utilizado para descrever um modelo que visa descrever um grupo de actividades e a forma como elas se relacionam. Os modelos mais sofisticados incluem ainda uma descrição de quando e como se deve mover de uma actividade para a próxima e os deliverables que devem ser produzidos em cada etapa. A razão pela qual estes modelos são tão conhecidos é o facto ajudarem as equipas de desenvolvimento, e em particular os gestores, a obter uma visão geral do projecto de forma a ser possível segui-lo passo a passo, saber que deliverables foram especificados, o alocamento de recursos e os objectivos propostos. Estes "modelos de ciclo de vida" ou "modelos de processos" são tipicamente produzidos a partir de uma perspectiva de que poderão existir vários modelos para o mesmo processo.

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelos_ciclo_de_vida

Nadja disse...

Definição do sistema: são definidos o escopo (ou domínio) do sistema de base de dados, seus usuários e suas aplicações. São identificadas as interfaces para várias categorias de usuários, as restrições de tempo de resposta e as necessidades de armazenamento e processamento.
Projeto da base de dados: ao final desta fase, estará pronto um pequeno projeto – lógico e físico – completo do sistema de base de dados, no sistema gerenciador escolhido.
Implementação da base de dados: compreende o processo de especificar as definições (física, conceitual e de visão) da base de dados, criando arquivos da base de dados vazias e implementando os programas de aplicação.
Preenchimento ou Conversão de dados: a base de dados é povoada, ou pelo preenchimento direto de dados, ou pela conversão de arquivos já existentes no formato do sistema de base de dados.
Conversão de aplicativos: qualquer programa de aplicação de um sistema anterior é convertido para o novo sistema.
Teste e Validação: o novo sistema é testado e validado.
Operação: o sistema de base de dados e suas aplicações são postas em operação. Geralmente, os sistemas antigo e novo são usados em paralelo por algum tempo.
Monitoramento e Manutenção: durante a fase operacional, o sistema é constantemente monitorado, além de receber manutenção constante. O crescimento ou a expansão podem ocorrer tanto com o conteúdo dos dados quanto com os programas de aplicação. Modificações maiores e reorganizações podem ser necessários de tempos em tempos

Blog Rob disse...

Em uma grande organização (indústria, casa comercial, escola, empresa, ...), o sistema de base de dados é tipicamente parte de um sistema de informação, que inclui todos os elementos envolvidos na coleta, gerenciamento, uso e disseminação dos recursos da informação de uma organização. Em um ambiente computadorizado, estes recursos incluem: os próprios dados, o 'software' gerenciador da base de dados, o computador (seu 'hardware' e seus meios de armazenamento), as pessoas que usam e gerenciam os dados (respectivamente, os usuários e os administradores de base de dados), os programas de aplicação que acessam e atualizam os dados, e os programadores de aplicação (os que desenvolvem estas aplicativos).