sexta-feira, novembro 23, 2007

19. Apresenta dez marcos históricos da Internet?

2 comentários:

Tatiii disse...

1. Criação da World Wide Web – a teia – por Tim Berners Lee e Robert Cailliau em 25 de dezembro de 1990. Aqui se iniciava a grande revolução na aquisição, deistribuição e produção de informação, conhecimento e conteúdo jamais vista pela humanidade;

2. Lançamento do Netscape, em 9 de agosto de 199, dando início à febre do pontocom;

3. Criação do site de busca Google por Sergey Brin e Larry Page, em 7 de setembro de 1998. Desde então a internet não foi mais a mesma;

4 – Envio da primeira palavra pela Internet, em 29 de outubro de 1969. Antes desse marco histórico a Internet era conhecida como ARPAnet;

5 – Inauguração da loja virtual Amazon.com, em 16 de julho de 199, pelo americano Jeff Bezos;

6 – “Nascimento” do browser gráfico, em 15 de março de 1993;

7 – Criação, por Paul Mockapetris, Craig Partridge, em 23 de junho de 198, do sistema de nomes de domínio. Até então a procura por conteúdo na Internet se dava por meio de endereços numéricos;

8 – Lançamento, em 16 de fevereiro de 2003, do serviço de e-mail Oddpost, adquirido posteriormente pelo Yahoo!;

9 – Lançamento da Craiglist, por Craig Newmark, em 24 de outubro de 1995;

10 – Primeiras conexões do primeiro site de relacionamentos Friendster, em março de 2003;

Fonte: http://luiz33.wordpress.com/2007/10/12/os-momentos-historicos-da-web/

Blog Rob disse...

Dez marcos historicos

1995 - Serviços on-line tradicionais (CompuServe, AOL e Prodigy) começam a oferecer acesso à Internet. As empresas criadas em torno da Internet vendem acções no mercado americano. James Gosling e programadores da Sun Microsystems revelam o JAVA. Existem 100000 sites na Web e o registo de domain name deixa de ser gratuíto. Neste ano surge a Web TV. As acções da Netscape alcançam uma valorização record. Surge o Windows 95, que proporciona um ambiente de 32 bits. O mercado de computadores domésticos abrange 90% de PC's e 10% de Macintosh's. Na Europa existem 42 milhões de computadores. Os chips da INTEL efectuam cerca de 250 mlhões operações por segundo. Em Portugal, o número de conectados à Internet aproxima-se dos 20000, se contarmos com os utilizadores das empresas e universidades (os particulares não passam de 6000).


1996 - Uma conferência internacional patrocinada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em Genebra (Suiça), aprova o primeiro acordo de regulamentação de direitos autorais na Internet. O consórcio W3 Consortium lança o HTML 3.2. A Internet tem 10 milhões de servidores e cerca de 650000 sites Web. O Netscape Navigator 2.0 é lançado, sendo o primeiro browser a suportar javascript. Yahoo, Excite e Lycos, três grandes serviços de busca na rede, lançam as suas acções no mercado. A INTEL lança o processador PENTIUM a 200MHz. A Microsoft bate o domínio, até então, da Netscape em termos de software de navegação na WWW. É lançada a versão 3.0 do Internet Explorer. Neste ano foram criados mais de 1 milhão de postos de trabalho, em todo o mundo, graças à Internet.


1997 - A Internet vai em 20 milhões de servidores e 1.2 milhões de sites Web (que aumenta a um ritmo de 100 mil por mês). Existem cerca de 9000 a 11500 vírus informáticos, surgindo entre 3 a 5 novos vírus todos os dias, em todo o mundo. Entre os países mais "computadorizados" do mundo estão os EUA (35%), a Austrália (27%) e o Canadá (25%). O Opera Software começa a distribuir o browser Opera, mais ligeiro, consumindo menos memória às máquinas, permitindo que sejam utilizados em computadores desactualizados.


1998 - A AOL adquire a Netscape numa permuta de acções avaliada em 4.2 mil milhões de dólares. A Internet tem 40 milhões de servidores e 4.2 milhões de sites Web. Um estudo revela que os maiores motores de busca não têm indexadas mais do que 40% do total de páginas. É estabelecido o HTML 4. Surgem os computadores com processador PENTIUM II, com velocidades de 400-450MHz. A APPLE introduz o iMAC, um computador com caixa transparente. A Microsoft introduz o Windows 98, com novas tecnologias (melhor gestão de memória, tecnologia DVD, aplicações plug-and-play, etc). O registo de sites com terminação .com, .net e .org torna-se popular.


1999 - Surge o vírus "Melissa" que afecta os negócios em toda a parte e despoleta a consciência dos utilizadores para os vírus de computador (o tempo de disseminação deste vírus foi de 3 dias). O Bug do milénio (conhecido como Y2K) preocupa grande parte dos países industrializados (este bug encontra-se relacionado com a representação da data, apenas com dois dígitos). Estima-se que 10 milhões de pessoas utilizem o Linux. O comércio electrónico estima-se em 114 biliões de dólares (previsão para 2004 de 1.5 triliões de dólares). É distribuído, com crescente popularidade, o formato musical MP3. Este formato viria a revolucionar o mercado musical na Internet. A AOL (America On-line) anuncia a fusão com a Time Warner, estimando um valor de mercado de 342 biliões de dólares. No início do ano, o número de utilizadores da Internet era cerca de 150 milhões.


2000 - Os governos de todos os países desenvolvidos admitem que a Internet é uma ferramenta indispensável ao futuro de todos os profissionais, e consequentemente ao desenvolvimento de qualquer país. A palavra Internet passa a ser tão comum como "telefone" ou "televisão". Todos os dias são introduzidas, na Internet, 3 milhões de novas páginas e cerca de 80% dos sites existentes estão escritos em língua inglesa. Surge o vírus "I love you", com um tempo de dessiminação de 5 horas. Este vírus foi o responsável por uma nova concepção no que diz respeito às infecções por vírus: o uso global da rede para a sua propagação. No Japão há mais de 10 milhões de internautas que navegam por telemóvel. O YAHOO, com cerca de 9000 milhões de visitas, é o portal mais visitado na Europa. No final do ano, a Internet conta com 100 milhões de servidores.


2001 - Cumprindo um acordo estabelecido entre o Governo e os ISP's, em Portugal o acesso à Internet passa a poder ser pago em função do tráfego e não do tempo de utilização. São disponibilizados os "pacotes" de 24h/dia, a cerca de 30 Euros/mês. Surge a Internet de alta velocidade sobre uma linha telefónica normal, o problema fundamental concentra-se, agora, na guerra das velocidades de navegação. Mundialmente os vírus causam 8% das perdas de dados em computadores.


2002 - Diariamente são criadas cerca de 7.5 milhões de novas páginas.


2003 - No início do ano, cerca de 580 milhões de pessoas, em todo o mundo, tem acesso à Internet, existindo 170 milhões de servidores. Um estudo revela que 77% dos americanos que estiveram on-line, usaram a Internet para saber informações sobre a guerra no Iraque. Cerca de 55% das nações (116 milhões de utilizadores adultos) enviaram ou receberam e-mails sobre a guerra no Iraque. Em Portugal, entre 1990 e 2003, o número de utilizadores da Internet cresceu 900 vezes. Na Europa, os países com maior número de internautas, a partir de casa, são a Alemanha, Grã-Bretanha e a Itália.


2004 - No início do ano, a Internet conta com cerca de 230 milhões de servidores. De 1982 a 2004 foram vendidos, em todo o mundo, cerca de 26 mil milhões de CD's (música, filmes, computador, etc). Em Abril, chega a Portugal a tecnologia UMTS. A operadora de rede móvel TMN (do grupo Portugal Telecom) lança no mercado os telemóveis da terceira geração (sistema de vídeo-chamada). É o primeiro operador a arrancar com o serviço no país e o terceiro a nível mundial (a seguir à nórdica Télia Sonera e à nipónica G3). O preço de lançamento dos telemóveis é de 699 Euros. Em 15 de Junho surge o primeiro vírus que infectou telemóveis, de nome Cabir. Em 29 de Setembro, deste ano, o CERN comemora 50 anos (foi nesta instituição que surgiu, no início dos anos 90, a WWW).


2005 - Desde Julho é possível registar, em Portugal, domínios com caracteres especiais, ou seja palavras com acentos e a letra C com cedilha. A Internet atinge 1 bilião de utilizadores. A média mensal de downloads do Skype, no período de Julho a Setembro, foi de 515 mil. Com um projecto de inovação que lhe haveria de garantir a fidelização de milhões de clientes portugueses, a TMN comemora 10 anos (7 de Setembro) como sendo o primeiro operador, a nível mundial, a ter lançado um cartão pré-pago (MIMO). Em Portugal, o mercado de telemóveis absorve 78% de pré-pagos.

Fonte:http://www.eq.uc.pt/~jorge/aulas/internet/ti5-netmarcos.html