sexta-feira, outubro 24, 2008

correcção de algumas perguntas

1.Define:


Ciência Objectivamente, é um conjunto de verdades certas, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecer um sistema coerente. Subjectivamente, é um conhecimento certo das coisas por suas causas ou por seus princípios.
Ciência da informação é a ciência que estuda a informação desde a sua génese até o processo de transformação de dados em conhecimento.
Técnica é o um conjunto de procedimentos ou procedimento que têm como objectivo obter um determinado resultado.
Tecnologia é um Conjunto de ideias, conhecimentos e métodos para construir algo de forma racional e sofisticada.


2. Diferença entre dados e informação (dá 4 exemplos para cada um deles).


Os dados são quaisquer registos ou indícios relacionáveis que são utilizados em conjunto em determinado sistema (pessoas, animais ou maquinas), tendo como fim a transmissão de alguma informação.
Informação
é um conjunto de dados organizados que fazem sentido para um determinado sistema (pessoas, animais ou maquinas).
Exemplos:

Dados: 4, 5 , olá, olé, imagens

Informação: “4+5=9”; “lote:104”; “Informação+Automática = Informática ”


3. Diferença entre Tecnologias da Informação e Tecnologias da Informação e Comunicação.


A Tecnologia da Informação é o conjunto de actividades e soluções que têm recursos de computação. Hoje em dia elas estão ligadas a quase todas as áreas.
As Tecnologias de Informação e Comunicação é o conjunto de tecnologias e métodos para comunicar que têm recursos de computação. Nos nossos dias em todos os meios de comunicação estão inseridas.


4. Define:


Informática é um conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.
Computador é um aparelho concebido para desempenhar cálculos e operações lógicas com facilidade, rapidez e fiabilidade, segundo instruções (programas) nele introduzidas, constituído, de um modo geral, por unidade(s) de introdução (input), unidade de processamento central (C.P.U. ), unidade de armazenamento principal permanente, memória temporária e unidade(s) de saída (output).
Burótica no fundo não é nada mais do que um escritório.
Telemática é o conjunto das técnicas e dos serviços de comunicação à distância que associam meios informáticos aos sistemas de telecomunicações.
Domótica produto final para nos facilitar a vida derivado de um conjunto de técnicas e de sistemas de produção baseados em máquinas com capacidade de executar tarefas previamente executadas pelo homem e de controlar sequências de operações sem a intervenção humana;
Biometria à parte da Biologia em que se procura, por meio de dados numéricos e cálculos de probabilidades, fixar as leis naturais da vida;
Controlo e automação conjunto das técnicas e dos sistemas de produção baseados em máquinas com capacidade de executar tarefas previamente executadas pelo homem e de controlar sequências de operações sem a intervenção humana;

5. Qual a origem da palavra “computador”?


A origem da palavra computador é a origem de quase todas as palavras portuguesas do “Latim”


6. Quais as duas palavras que dão origem a palavra informática?


Informática = Informação + Automática


8. Define:


O software de aplicação é criado, regra geral, para executar tarefas específicas tal como o processamento de texto, reprodução de áudio, entre outras, mas estas tarefas não são indispensáveis ao normal funcionamento do computador, pelo que só são executadas a pedido do utilizador.
O software de sistema são todas as tarefas que são indispensáveis ao normal funcionamento do computador.
Unidade central de processamento (CPU)
, é o que normalmente chamamos de processador, que no fundo é o "cérebro" do computador. É no processador que são feitos os cálculos lógicos e aritméticos e o controlo de toda a máquina. Pode-se mesmo afirmar que o computador é a CPU, o resto são periféricos.
Periféricos
são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador.









Periféricos de entrada
são os aparelhos ou placas que recebem informação para o computador. Ex: Teclado e Rato.
Periféricos de saída
são os aparelhos ou placas que enviam informação do computador para o utilizador ou para “fora” do PC. Ex: Impressora e Monitor.Periféricos Mistos são os aparelhos ou placas que tem a capacidade de receber e enviar informação e/do computador. Ex: Monitor (com “touch screen”), impressora multi-funções (fax, scanner) e pen’s usb.

Sem comentários: