segunda-feira, março 31, 2008

Reciclagem do Vidro

Quais são As regra dos três R’s na reciclagem? Define cada uma delas.
Explica os três R´s na reciclagem do Vidro.
Mostra o processo de reciclagem do Vidro.
Vantagens da reciclagem do Vidro.
O que são os Ecopontos ?
O que deve ser depositado no contentor Azul?
O que deve ser depositado no contentor Verde?
O que deve ser depositado no contentor Amarelo?
O que não deve ser depositado no Contentor Azul?
O que não deve ser depositado no Contentor Verde?
O que não deve ser depositado no Contentor Amarelo?
O que é a Compostagem ?
Tipos de compostagem.
Tempo para decomposição dos: Jornais, Embalagens de papel, Fósforos e pontas de cigarros, Pastilha elástica, Nylon, Tampas de garrafas, Latas de alumínio, Plásticos, Fralda descartável, Vidro, Pneus.

10 comentários:

goncalo santinhos disse...

é meu

sandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiago lima disse...

goncalo e lima caldeira

Anónimo disse...

1- Reduzir, Reutilizar e reciclar.

caldeira disse...

regras dos 3 R´s.

reciclar
reduzir
riutilizar

caldeira disse...

O que são os Ecopontos ?



Os ecopontos são conjuntos de contentores para recolha selectiva de papel e cartão, embalagens, vidro e pilhas. Estão localizados em pontos estratégicos como escolas, parques, piscinas, complexos desportivos, mercados e feiras.

Os ecopontos são estruturas essenciais para a melhoria do nosso ambiente. Neles podemos depositar diferenciadamente diversos materiais, principalmente os de menor dimensão, que serão recuperados, reciclados ou valorizados através de novas tecnologias.

Os ecopontos podem-se encontrar sobre a forma de contentores individualizados ou, então, sob a forma de um único contentor com funções múltiplas, encontrando-se normalmente bem sinalizados.

caldeira disse...

O que deve ser depositado

1- Contentor Azul: papel e cartão

2- Contentor Verde: garrafas e embalagens de vidro

3- Contentor Amarelo: embalagens de plástico, metal e cartão complexo (embora em diversos sistemas as embalagens de cartão complexo sejam colocadas no contentor de papel e cartão)

caldeira disse...

O que não deve ser depositado



1- Papel e Cartão: papéis e cartões contaminados com outro tipo de materiais, como guardanapos e autocolantes;

2- Vidro: espelhos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tampas de garrafa, acrílicos;

3- Plástico: embalagens contaminadas com outros materiais, borrachas, couro, seringas, carpetes.

caldeira disse...

os tres R's na reciclagem do Vidro

Reduzir

Ao longo dos anos, as fábricas de vidro conseguiram reduzir significativamente a quantidade de vidro necessária para produzir uma garrafa. Estes processos consistem em reduzir a espessura das paredes da embalagem, melhorando o seu “design” de forma a que a garrafa tenha a mesma resistência com menos consumo de matéria-prima e de energia.

São chamadas tecnologias do vidro leve, que se traduzem em grandes benefícios para o meio ambiente: poupança de matéria-prima e de combustíveis para os fornos de fusão.



reutilizar

Muitas das embalagens de vidro são reutilizáveis. Por outras palavras, depois de consumir o produto, o consumidor leva-as de volta para a loja ou supermercado que, por sua vez, devolve todas as garrafas à fabrica de engarrafamento. Deste modo, a mesma embalagem é usada várias vezes, o que significa que essa garrafa só se transforma em resíduo depois de várias utilizações.

A reutilização é, por isso, uma forma de poupar matérias-primas e energia. Todavia, a embalagem reutilizável obriga a que esta tenha que ser mais resistente, tenha que ser transformada vazia e tenha que ser lavada antes de nova utilização. O que obriga deste modo a fábrica a ter sistemas de tratamento de “águas residuais” e de resíduos.

Por todas estas razões, a embalagem reutilizável é uma opção viável quando os circuitos de recuperação e distribuição não envolverem distâncias muito grandes e custos muito elevados.



Reciclar

Todas as embalagens de vidro são recicláveis, quer se tratem de garrafas reutilizáveis que já fizeram várias viagens, quer se trate de garrafas sem retorno.

A reciclagem do vidro começa com os consumidores. Em vez de deitarem as garrafas de vazias no lixo, devem ditá-las no vidrão. O “vidro velho” depositado nos Vidrões chama-se “casco” e é recolhido por muitas Câmaras Municipais para ser vendido às indústrias vidreiras. Desde modo, não só se diminui o volume e o peso dos resíduos domésticas a tratar, como se gera mais uma fonte de receitas para as Autarquias. O “vidrão” é um contentor que deve ser usado exclusivamente para as embalagens de vidro. Para que a reciclagem seja bem sucedida, os consumidores não devem colocar no “vidro” outros materiais ou objectivos, tais como metais, plásticos, pedras, louças, lâmpadas, vidros de janelas ou espelhos, restos de comida, papéis, etc.

caldeira disse...

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicado para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).